segunda-feira, fevereiro 6

Isto é bonito, okay?

“Querida concha:
No mar existem muitas conchas.
Umas bonitas e boas,
outras más e feias.
Procurei as conchas boas,
Mas não as encontrei.
Estavam riscadas ou partidas. Cortavam.
Até que, um dia, a maré trouxe até mim uma concha.
Colorida e transparente.
Essa concha abriu-se… e eu…
sentei-me lá dentro… para sempre.

"Li outra vez e mais outra até decorar todo o texto. Depois sentei-me à mesa e tive vontade de escrever um poema. Fechei os olhos sob o sol generoso da tarde e escrevi mentalmente o que sentia naquele momento. Não sei exactamente que palavras acalentei no coração para responder àquela carta. Mas sei o que senti: medo. Um medo terrível de não saber o que fazer com aquele sentimento grande que se tornava maior do que eu. Medo de não estar à altura, de o desapontar. Medo de tudo não passar de um dos meus sonhos, com coisas improváveis. E, sobretudo, medo de o perder, embora tivesse agora a certeza do que aquele «para sempre» significava. (…)
Chorei. Não sei se de alegria ou de pena por não ser mesmo essa concha transparente que ele pudesse transportar consigo nas fantásticas viagens através das ondas, entre algas e estrelas-do-mar. Na verdade, tive uma vontade súbita de pertencer-lhe como objecto querido que trazemos connosco em todas as ocasiões(…)."
O Guarda da Praia - Maria Teresa Maia Gonzalez

14 comentários:

Sufocada disse...

É...engraçado!

parafina falsificada disse...

Eu adorava esse livro! (E ainda adoro!)

Carolina Louback disse...

Parece que estás a brincar.

Lembrei da história da meia banana.

Vou perguntar, é uma concha inteira ou é meia concha?

A Loira disse...

Também achei.

Close Up! disse...

Pá...eu AMO,AMO esse livro!
Mal li a primeira palavra percebi logo donde era... :)

м disse...

é bonito sim senhora :)

jonatasbermudes disse...

Nunca li o tal livro, mas parece ser legal. Geralmente não gosto de coisa do gênero, mas esse trecho eu li com calma e gostei. :)

Tenha um bom dia!

$hort disse...

"It was the closest Coleman ever felt to anyone! He loved her. Because that is when you love somebody -- when you see them being game in the face of the worst. Not courageous. Not heroic. Just game."

The Human Stain, Philip Roth

Ana FVP disse...

Adoro esse livro. Ela foi minha professora de português... :)

Miss Murder disse...

Ana: Toda a gente gosta tanto da Lua de Joana e este é tão melhor...

Ana FVP disse...

Concordo totalmente. E quando era mais novinha devorei aquela coleção de livrinhos mais "fininhos" cada um com um problema típico da adolescência.

Mary disse...

Esse é um dos meus livros favoritos desde a adolescência.:) E como disse alguém ali em cima reconheci imediatamente de onde era assim que li a primeira frase.

Royal Flush disse...

Caramba!! Evoquei imediatamente as linhas daquele livro da adolescência que tanto me fizeram sonhar!

(E ainda gostava de me lembrar a que alminha o emprestei para lhe chegar a roupópêlo e reclamar a sua devolução...)

Leio-te! :)

Maria disse...

Os livros dessa senhora fizeram as minhas delícias há uns bons aninhos atrás, mas esse, sempre foi o mais bonito. Até me atrevo a dizer profundo. Deu-me uma vontade infantil de o voltar a ler outra vez. Obrigada por este pequeno excerto :)