sexta-feira, fevereiro 24

Isto é um Post sobre cabelo

Antes de começar tenho de alertar que isto é um post extenso e chato sobre cabelo, única e exclusivamente sobre cabelo. Será ainda complementado com inúmeras ilustrações de péssima qualidade, algumas bastantes desnecessárias, mas que me ajudarão na narrativa, creio eu, então vamos lá.

Já andava há imenso tempo para cortar o cabelo, mas cada vez que me decidia a fazê-lo, surgia algum género de impedimento que eu interpretava estupidamente como sinal divino. Ou seja, ou calhava na segunda-feira e todas as cabeleireiras estavam fechadas; ou estava muita gente à espera (detesto esperar); ou só atendiam com marcação; ou não me pareciam de confiança, aliás uma vez entrei numa cabeleireira com um aspecto milenar que estava a acabar de arranjar o cabelo de uma moça e lhe perguntou “Quer que lhe faça a risca em ziguezague?”, e eu pensei “Meu Deus, Ana, foge rápido!”

Adiante, a realidade é que sou severamente traumatizada com cortes de cabelo, lembram-se quando na Casa dos Segredos cortaram o cabelo à Teresa e ela chorou desalmadamente, enquanto dizia “Ai que eu vou desmaiar” e toda a gente achou aquilo completamente desproporcional à situação? Lembram?

Eu entendi-a.

Uma vez expliquei a uma cabeleireira louca que queria o cabelo maior atrás do que à frente, uma coisa normal, escadeado, e a louca começou a cortar embrenhada no trabalho e eu ia dizendo “Olhe que está a cortar demais” e ela respondia de forma bruta; “EU SEI FAZER O MEU TRABALHO!”. Quando saí de lá tinha o cabelo cortado em V sendo que atrás estava curto à rapaz, com uns bicos assim estranhos rapados e à frente as pontas batiam na cintura. Quando cheguei a casa chorei bastante, imenso, mais tempo do que me orgulho…

Vários episódios destes se repetiram.

Então decidi pelo mais simples: Deixar o cabelo crescer.
Ia de vez em quanto cortar umas pontas e não me chateava muito com isto, claro que os percalços ocorrem em todo o lado, como quando me cortaram a franja à Tino de Rans, houve acontecimentos bem piores, que na altura não fotografei mas a minha lógica é que o cabelo grande seria mais difícil de desgraçar e evitaria ir ao cabeleireiro frequentemente o que para mim era uma alegria, porque por um lado eu detesto cortar o cabelo e por outros aproveitaria o dinheiro do cabeleireiro para outras coisas bem mais válidas e interessantes. The best of both words basicamente, mas claro havia um “se não” muito grande nisto do cabelo comprido que era o Tempo.

O cabelo comprido exige cuidados que o curto não exige, então eu habituada a acordar 30 minutos antes de sair de casa, a tomar banho, a vestir as primeiras calças do armário com a primeira camisola (compro sempre roupa sem padrão e que seja facilmente combinável ali na hora para não perder tempo) que me vinha à mão, e ainda tinha tempo para tomar o pequeno-almoço, dava por mim nos últimos tempos a ter de acordar 1 hora antes. Isto porque tinha de lavar o cabelo, espetar-lhe meio litro de amaciador, se me acabasse o amaciador ele ficava assim:
\

Depois tinha de secá-lo ligeiramente, meter-lhe um protector de calor, esperar que o protector secasse e depois encaracolar o cabelo de modo a que ele ficasse mais ou menos assim:

Havia dias em que o esticava, mas ficava a parecer a Morticia Addams, por isso eram raros.
Outros que optava por fazer tranças assim:



Contudo a minha família e amigos focavam constantemente o facto de parecer uma colegial badalhoca/ Heidi/ Saída de um qualquer filme antigo (…) eu própria também não apreciava por aí além.

Tudo isto me dava trabalho e eu detesto ter trabalho ou me atrasar por causa de uma coisa estúpida então decidi cortar o cabelo.

Há dias numa das minhas incursões cibernéticas descobri um site giro que sei lá que é o Little Princess Trust (ide lá ver ide) em que eles incentivam quem corte o cabelo a doar para fazerem cabeleiras para crianças que perderam cabelo derivado aos tratamentos para combater o cancro e pareceu-me válido doar o meu cabelo. Claro que para isso teria de cortar no mínimo 17 centímetros de cabelo e para quem tem o cabelo gigante cortar tanto pode ser traumático tanto mais que da última vez que cortei o cabelo tão curto fiquei parecida com o Mr. Spock, porque as minhas orelhas são esquisitas mas a causa era tão bonita que lá me decidi.
A minha mãe disse-me para eu ir à Gi que é uma cabeleireira de bairro que trabalha em casa só com marcação e eu pensei logo que se ela me desgraçasse eu a denunciaria às autoridades competentes, aliás quando entrei ela estava a dizer a uma mulher algo como: “Hoje estou tão nervosa que já tomei 3 Victans” e eu pensei, bem fudeu… mas afinal acho que não!


I Feel Free!


E isto foi um post extenso sobre o meu cabelo.

46 comentários:

Paulinha disse...

estás lindaaa!
adoro querida

A Minha Essência disse...

O importante é que no final de tudo tenhas ficado satisfeita. :)

NIce.

J disse...

"E isto é um post extenso sobre genuinidade, solidariedade e coragem."

Um beijinho

Sofia disse...

esse corte fica-te bem :)

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Ahahaha, ficou bem, pareces outra.

Eu tenho o mesmo problema que tu, odeio cortar o cabelo, por isso ha 7 anos que só corto as pontas ehehe.
Mas olha que cabelo curto tambem dá trabalho, pelo menos o meu, que ou pareço uma bruxa ou um cogumelo.

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Ahahaha, ficou bem, pareces outra.

Eu tenho o mesmo problema que tu, odeio cortar o cabelo, por isso ha 7 anos que só corto as pontas ehehe.
Mas olha que cabelo curto tambem dá trabalho, pelo menos o meu, que ou pareço uma bruxa ou um cogumelo.

Raquel Pires disse...

Fica-te mesmo bem assim!

S Maria disse...

Estás muito bonita ^^

anokas disse...

O corte fica-te bem! E ainda contribuiste para uma boa causa.

Mima disse...

Muito bonita e gostei!!!

Anónimo disse...

Gosto de mulheres com o cabelo comprido.

Anónimo disse...

Adoro, está mesmo, mesmo bonito!
E fica-te bem :)

Sophie disse...

Olá! Bem, o meu cabelo dá-me pela cintura quase e não me levanto meia hora antes e não me importo sequer que fique como o teu da fotografia! :D Mas fica-te muito bem este último corte! ^^ beijinho!

м disse...

Tás tão gira!!! Mas eu entendo o dilema, mesmo. Eu fico chateada quando me cortam 1cm a mais do que eu pedi, imagino o teu trauma depois de te cortarem o cabelo daquela maneira! Só me falta chorar quando não está como eu quero, uma menina é o que eu sou :)

Anyways, ter o cabelo muito comprido dá mesmo imenso trabalho e acho que fizeste mt bem em mudar (apesar de eu não ter coragem) e sempre é por uma boa causa...

Sufocada disse...

Bom corte, ficou bonitinho!
Eu com o cabelo sou muito solta. Tenho um lado comprido, outro nem por isso, umas farripas assim e assado - mas tem a ver comigo.

parafina falsificada disse...

Oh, estás muito bem, a sério!

Panda disse...

Eu acho que estás mesmo muito gira :)

Anónimo disse...

Uau! Ficou óptimo

Turtle disse...

Desta vez não tens razão nenhuma para chorar :) eu já tinha ouvido falar dessas organizaçoes para doar cabelo, como a Locks of Love, mas esta é americana. Gesto bonito, o teu :)

Carolina Louback disse...

Gostei. E na maior, dificilmente ficarás feia com um corte de cabelo porque tu és de fato gata. Sei que não és do tipo convencida por isso te digo. Mas de certo é importante a própria pessoa gostar.

Cláudia disse...

Gostei muito do resultado! Eu, por acaso, também estou a precisar de me livrar aqui de uns bons centímetros de cabelo. Não é que lhe ligue muito (a maior parte das vezes, ou sempre, anda apanhado) mas não confio em qualquer um para meter aqui a tesoura!

D. disse...

Awww fica-te mesmo bem! :D
Nada como um objectivo altruísta para incentivar a decisão! ;) Por acaso não conhecia essa iniciativa e, tendo em conta que fiz um corte radical (vá, está mais ou menos do tamanho do teu) há menos de um mês, tão cedo não poderei contribuir..

C. disse...

que diferença! mas ficou muito bem :)

Kaiya disse...

Eu e as cabeleireiras também não somos as melhores amigas e poucas vezes coloco os pés num cabeleireiro x)
Fica-te muito bem esse corte :)

Lady Me disse...

Está mesmo bem! Mas também gostava do antes! (pena eu só ter descoberto essa campanha das cabeleiras para as crianças com cancro, corei prai 20 cm há um mês)

Odalisca disse...

Fica te super bem :) eu tenho o mesmo problema que tu tinhas e não tenho a mesma coragem de fazer o que tu fizeste, nos ultimos anos tem sido sempre apenas as pontas... está enorme o meu, molhado ja me da ao rabo, está mesmo a precisar de um corte, mas não tão radical ;)

jonatasbermudes disse...

Rá! Eu li o seu post extenso e chato sobre cabelo! x) O resultado final ficou mesmo muito bom, hehe. Achei melhor do que quando estava comprido.

E ainda pôde ajudar alguma pessoa com suas madeixas. :D

Tenha um ótimo fim de semana!

Anónimo disse...

Gosto muito :)

S* disse...

Uau, ficas mesmo mesmo gira. Super bem!

Happy Brunette disse...

Hahahahha uma amiga deixou-me o link para este pot porque estou a considerar cortar o cabelo pela altura dos ombros, mas sem certezas.
Antes de mais quero dizer-te que o post está hilariante! Adorei mesmo, também já tive algumas peripécias em salões mas como recentemente quem me corta o cabelo é a minha cunhada essas aventuras acabaram!!
Devo dizer-te que gostava como tinhas o cabelo antes (adoro cabelos compridos) mas também gosto curtinho :) A questão é que o meu cabelo demora imenso a crescer, e estou mesmo dividida, aliás neste momento estou a pender mais para não cortar do que para cortar... ;)

Parabéns pelo post divertidissimo ♥

Anónimo disse...

Não houve problema em relação ás tuas pontas estarem descloradas?

B.L. disse...

Em primeiro lugar, o cabelo ficou muito bem! :)

Em segundo lugar, identifico-me com todo o post. Eu tenho pânico de ir ao cabeleireiro. Quase que fico com suores frios (mas não me livro do frio na barriga). Isto porque sempre que tentei fazer algo mais que simplesmente cortar as pontas, acabei quase chorar porque queria o meu cabelo de volta. Isto de se ter um cabelo encaracolado tem destas desvantagens ;)

Por isso, olha, parabéns pela coragem pelo grande corte e ainda bem que serviu dois propósitos! O de te ficar bem e o de ajudar :)

greeneyesgirl disse...

Está tãããooo giro! xD

$hort disse...

I could almost hover hand you

Miss Murder disse...

Anónimo daí algures: Não, eles aceitam look:
"We accept hair that has been previously/is currently coloured, highlighted or bleached. We even accept hair that contains the odd grey!(...)"

Miss Murder disse...

Short: Não conhecia a expressão, quando conheci o Casablancas também a principio almost hover hand him... mas depois considerei.

Love, Lisa ♥ disse...

adoro o corte! quem me dera ter coragem para tanto. Mas aposto que não me ia ficar grande coisa por isso, mantenho o meu cabelão :P

Mariana disse...

Epá, na minha opinião.. Estás na mesma bonita.. Eu gostava era mais do teu cabelo grande.. Deve ser porque eu nunca tive o meu tão grande.. A ver se é desta que o deixo crescer -.-

Carolina Louback disse...

Com o tempo ficarás mais confortável com o peso do cabelo. Bem, parece que fica mais leve... só não é solução para peso na consciência e outras complicações da mente... brincadeirinha :)

Navajovsky disse...

credo, eu tenho o meu compridão e só uso champô, penteio e deixo-o o secar sozinho ao ar livre e pronto, já fica com uns caracois fixes. Nem imagino essa trabalheira toda!

Mas ainda bem que tinhas, porque o novo corte fica muito fixe!Se bem que a malta vai ter saudades das aventuras da coloração das pontas :P

Karma disse...

gostava de ter a mesma coragem que tu. ando há imenso tempo a tentar deixar crescê-lo mas entretanto cansei-me e só me apetece cortá-lo desse tamanho (e ele está a meio das costas)

acho que vou usar-te como modelo de inspiração para ganhar coragem e cortar xD

jrj disse...

eu acho que ficou mesmo bem!
Nao sabes se existem instituições dessas em portugal? ainda me dá para fazer o mesmo.

That Green Lady disse...

estás tão bonita!

Maria disse...

fiz o mesmo tipo de corte (o meu está ligeiramente mais curto que o teu) à coisa de duas semanas, também tinha o cabelo enorme. Tenho mesmo pena é de não ter tido conhecimento desse site :/

Já agora, fica-te mesmo mesmo bem Ana :)

Charlie disse...

Essa fobia a cabeleireiros parece afetar todas as mulheres, mas isso é que foi coragem, estás um passo à frente!

Joana | My Pretty Mess disse...

WOW, gostei mesmo do resultado final! Fica-te melhor, digo eu. E se tivesses uma mãe cabeleireira ainda era pior o trauma. Vai daí eu não corto o cabelo (só pontas)...
E também já chorei quando vi que ela me tinha cortado o cabelo como ela queria e não com eu queria...
Vai daí está enorme, outra vez, sem corte algum.

Ai, e se eu pusesse uma foto do meu cabelo quando não tenho amaciador... UI. Tu ao meu lado até ficavas bem!