sábado, fevereiro 11

Produtos mainstream para gente sem paladar

Eu sei que gostos que não se discutem, mas tenho para mim que há inúmeros produtos que só são consumidos devido a campanhas agressivas de Marketing ou do, sei lá, sentimento de carneirada (?) aquelas coisas que toda a gente come/usa/tem diz que é fenomenal e que depois vocês experimentam e acham que não é tão bom assim, mas afirmam que é óptimo só porque toda a gente gosta.

Pois eu não gosto de ir com a maré e vou enumerar-vos alguns dos produtos mainstream que nem por isso são assim tão bons:

Iogurtes Gregos ou nata com 60% de gordura batida com 7 ou 8 colheres de açúcar



Quando coloquei no Google “Iogurtes Gregos” apareceu esta descrição num qualquer blog de culinária:
“Para quem nunca experimentou, o iogurte grego é algo excepcional, muito diferente do iogurte tradicional. É mais cremoso (…)”
Isto não me espanta, porque quando lançaram a campanha destes iogurtes lançaram-na como “Para alguns, o melhor iogurte do mundo”, como é óbvio algo que leve o título de “O melhor do mundo” vende bem, e então se aliar esse título a um preço escabrosamente alto, vende ainda melhor. Foi o caso destes iogurtes.
Mas querem uma opinião honesta?
Não são excepcionais. São iogurtes muito mais gordos do que os “normais”, aliás a consistência assemelha-se muito a uma nata grossa empapada e enjoativa, não vejo como é que alguém com o mínimo de paladar possa apelidar tal coisa como “o melhor do mundo, mas enfim…

Podem ser facilmente substituídos por: Iogurtes naturais dos mais baratos com duas colheres de açúcar. Saí a metade do preço e consegue superar bastante em sabor.

Pastéis de Belém

- “Adoro Pasteis de Belém, a última vez que lá fui comi 6 de seguida”
- “Pastéis de Belém? São os melhores do mundo”
Estou sempre a ouvir a mesma coisa e continuo sem compreender o fascínio que existe em volta destes pastéis.
Se são bons? Até são, mas não são fenomenais, não é a melhor coisa que já provei nem nunca me apeteceu comer 6 ou coisa que se lhe valha.
São Pasteis de Nata, mais caros e pequenos do que os que se vendem por ai e que até são bons comidos na casa dos pastéis de Belém porque vêm quentinhos mas se os trouxerem para casa para comer posteriormente se tornam intragáveis, porque a massa fica mole e esquisita, esta é a melhor descrição que consigo fazer dos Pastéis de Belém.

Podem ser facilmente substituídos por: Há um supermercado perto de mim que faz uns pastéis de nata 4000 vezes melhores por metade do preço, aliás há pastelarias que fazem o mesmo, não têm é tanta publicidade.

PS: Isto é coisa para continuar mas estava a ficar demasiado comprido, continuo depois.

38 comentários:

Sofia disse...

Nunca comi nenhuma das duas coisas. Mas se tu dizes... :)

Poison disse...

Concordo plenamente... Os iogurtes gregos são enjoativos e para mim pasteis de Belém são pasteis de nata, não vou pagar um balúrdio por algo tão comum!

Unknown disse...

Em relação aos iogurtes gregos, não concordo. Eu adoro iogurtes gregos, mesmo por serem mais cremosos.
Mas nos pastéis de belém concordo, só ficam bons comidos lá e mesmo assim os do supermercado conseguem ser melhores por vezes.

Sufocada disse...

Eu detesto iogurte grego aquilo sabe-me a nata e é gelatinoso BLHÉC! Já os pastei, vais-me desculpar mas não é a mesma coisa lá no sitiozinho ou no supermercado. Pode haver sitios em que são bons e parecidos mas não é o mesmo. (na minha opinão claro)

Estudante disse...

Quanto aos iogurtes não faço ideia porque nunca os provei, mas o pastéis de belém são muito bons :) não são o meu bolo preferido, mas são dos melhores pastéis de nata que já comi ;)

Melissa disse...

Oh dos iogurtes eu gosto. Não acho que sejam os melhores do mundo, mas são bons. Melhores que alguns dos ditos 'normais'.
Já os pastei de belém, são iguais a qualquer outro pastel de nata vendido em qualquer pastelaria.

orbita disse...

não tenho opinião sobre os iogurtes mas a minha mãe diz que são os melhores e ela não vê televisisão por isso... quanto aos pastéis de belém... não concordo mesmo nada contigo. até porque os pastéis de nata enjoam-me e no entanto sempre que vou a belém só não como 10 porque não são baratinhos. são quentinhos, com canela, sei lá. já tentei aquecer um duma pastelaria e não é a mesma coisa! :P

Lothlorien disse...

Ok, os pastéis de belém SÃO pastéis de nata, só que com canela e açúcar em pó. Quanto aos iogurtes gregos, não sou permeável a marketing agressivo, mas de facto são muito bons. E eu sou imparcial, porque já como iogurtes gregos há 6 anos (ainda não havia cá, provavelmente, mas morei em madrid e lá havia e já eram maravilhosos =P)

S* disse...

Quanto aos iogurtes gregos... eu gosto, admito que gosto. Mas SEMELHANTES são os iogurtes naturais açucarados. Os do Pingo Doce e os do Continente são óptimos, baratos e sabem ao mesmo.

Quanto aos pastéis... um amigo enviou-me meia dúzia pelo correio e, tal como dizes, frios perdem a graça. Mesmo tendo chegado no dia seguinte, perderam a graça.

Mas quando estive em Lisboa comi-os quentes, na famosa casa, com um café... e aí sim, soube-me pela vida. Comi um, mas teria comido dois na boa. :P Para dizer a verdade, sabem ao mesmo que as bolas de berlim do Manel Natário, da minha cidade... e como estou "farta" de comer as bolas (que são fantásticas quando acabadas de sair do forno), os pastéis não me fascinam.

greeneyesgirl disse...

Uma vez também me armei em "carneiro" e comprei iogurtes gregos, mas aquela textura muito espessa não é para mim. O preço então...

Dos pastéis de Belém já sou mais fã, mas só quando acabados de fazer, porque passado um bocado realmente não são grande coisa.

Carolina Louback disse...

Detesto leite, por isso não consumo iogurtes.

Quanto aos pastéis de Belém sei que tem fama, os que comi por cá também não achei grande coisa, mas irei experimentar quando estiver em Portugal.

Há coisas que andam na boca do povo e que não me apetece nem um pouco. Sou é bem chatinha (exigente) para algumas coisas... muito até.

Bernardo disse...

PASTEIS DE BELEM ^^

Sintonia disse...

Quanto aos iogurtes, já os experimentei e lá está, prefiro bem mais outros!

Lima e Tequilla disse...

Os melhores pastéis que já comi foram mesmo na casa dos pastéis de belém. E são só esses que consigo comer mais do que um porque os outros que já experimentei têm um recheio pavoroso. Mas é apenas a minha opinião ;)

Sintonia disse...

(Não sei como fiz isso, mas com algum atalho de teclas enviei o comentário xD)

Mas quanto aos pasteis... Para mim não valem de todo o dinheiro! Adoro pasteis de nata.
Não sei se és de Lisboa, ou se já ouviste falar (de uma das pastelarias de certeza, da outra ... é menos conhecida) Mas eu prefiro, tipo ADORO, os pasteis da Versalhes ou da NAMUR (esta então, divinos) ... aguentam-se bem, no dia seguinte ainda estão optimos, mas é claro que se os apanhar saidinhos do forno, entao estao divinos!! XD

Deste-me vontade agora ... ou dei-me eu vontade a mim só de pensar .. aiai

Dani disse...

Iogurtes gregos até marcham, mas nunca comprei que não tenho carcanhol para esturrar nessas frescuras.
Quanto aos pastéis, bem melhores que os de Belém são os da pastelaria aqui debaixo que, para além da nata habitual têm recheio de chocolate... Nhami!! Ultralights, claro... :P

D. disse...

Tens muita razão.. Como muitas vezes natas tão boas ou melhores que os pasteis de Belém..

Alex Fernandes disse...

Fiquei um bocado surpreendido com o que disseste. Sim, sabia que houvesse publicidade enganosa mas não sabia que o iogurte grego era feito dessa maneira.
Mas enfim, para vender fazem de tudo :)

Miss Murder disse...

Alexandre: Era feito como? Eu sei lá como é que o iogurte é feito...

Unknown disse...

para mim os iogurtes gregos são realmente diferentes e melhores que os normais, so quem não tem paladar é que não sente isso. Quanto aos pasteis de belem.. por favor prefiro os de nata mil vezes... Os pasteis de belém são sem duvida muito diferentes mas para pior para mim!

stantans disse...

concordo com os dois. os iogurtes gregos não são nada de especial, e pastéis de belém são iguais a pastéis de nata. ambos muito sobrevalorizados

Diana Oliveira disse...

Mas continua o post mesmo :) Adorei o post e acho que toda a gente devia pensar assim, a verdade é que as publicidades "forçam" uma pessoa a comprar determinados produtos. Continua o post porque de certeza que vai abrir os olhos a muita gente :)

Unknown disse...

Como sei que gostas, começou a dar no AXN Black a série Misfits.

Unknown disse...

Esqueci-me de dizer no outro comentário, se fores pesquisar para por a gravar traduzida tem o nome "Inadaptados".

Miss Murder disse...

Sweet Hel: Das minhas séries favoritas (: Amo o Nathan.

Luísa disse...

quanto aos iogurtes gregos sou obrigada a discordar... adoro a textura e o sabor e são diferentes dos naturais açucarados! o truque é: o LIDL tem os mesmos iogurtes gregos, também com pedaços de morango, com embalagem muito similar, mas a um preço muito mais apetecível e com O MESMO sabor!

numa próxima edição deste tema num post sugiro que incluas os tão afamados Macarrons da blogosfera! Elas matam-se para parecer chiques, com os macarrons de um lado para o outro e aquilo até tinha bom aspeto. quando fui provar estava mesmo confiante, mas sinceramente... que fiasco!

м disse...

eu gosto de iogurtes gregos, mas sim, podem ser facilmente substituídos por uns mais baratinhos. Não são "o melhor do mundo". Patéis de belém, em si, nunca comi. Só natas. Mas pelo aspecto parecem exactamente iguais.

As pessoas têm só a mania que o que é caro e, por alguma razão, mais falado, é espectacular e excepcional. Mas a maior parte das vezes são só coisas banais que alguém se lembrou de dizer que era "o melhor do mundo" e foi passando de uns para os outros. Às tantas andamos todos a fazer/comer/dizer o mesmo só porque sim...

The Untoward Blogger disse...

assino por baixo do coment da Estudante. Greco nunca provei e não hei-de provar - a publicidade que dá na TV nunca me entusiasma. Tira-me até a vontade de consumir aquilo porque tenho para mim há já muitos anos que se aquilo fosse bom não precisava de tanta publicidade assim (salvo excepções como é óbvio mas é difícil encontrá-las). Os pasteis de belém, não os trocaria por outros pasteis de nata. São óptimos e, de facto, melhores comidos no local. Agora, não sei se será fruto de alguma frustração por não se venderem pasteis de belém aqui pelo norte. Pasteis de nata há com fartura, mas nenhum com aquela massa - que eu gosto particularmente.

Anónimo disse...

Eu também nunca percebi a fama dos Pastéis de Belém...

Unknown disse...

Também eu, é o meu preferido! E quando o substituíram pelo Rudy fiquei tão chateada..

José Carlos disse...

Compreendo tanto este post... Pensei que fosse o único que sentisse o mesmo em relação a estes produtos! Mas nunca tive coragem de manifestar estas opiniões, até porque não adiantaria de nada :P iogurtes gregos foram mesmo para experimentar, e pastéis de belém, só comidos na loja para mim...

Aflito disse...

No fundo não és contra o mainstream.
És é forreta! :|

jonatasbermudes disse...

Agora já sei o que não comprar para comer.. :P

Jane disse...

Permite-me discordar sem ser apedrejada, mas os pastéis de Belém são realmente deliciosos...E mesmo sem canela e açucar são bem diferentes dos vulgares pastéis de nata. Já trouxe para casa, congelei-os para não se estragarem e são bons na mesma. Aliás, a prova em como não são apenas pasteis de nata é que a receita é diferente, e são exportados para o mundo inteiro...
Quanto aos iogurtes gregos, sou também apreciadora, e provei agora os que têm pedaços de morangos(e são mesmo pedaços, grandes!) e são muito bons!
Penso que acima de tudo, é uma questão de gosto. Eu pessoalmente detesto gomas, não consigo perceber qual a paixão por aquilo, mas a verdade é que há imensa gente que é louca por aquilo...E o mesmo digo em relação aos legumes em geral..é coisa que não me passa na goela (literalmente, é intragável), e já a minha mãe é tolinha por aquilo..é legumes com tudo!

Portanto, gostos são gostos...e gostos não se discutem :)

Camila disse...

Eu concordo contigo. Nunca entendi todo esse entusiasmo em torno desses iogurtes, não consigo mesmo entender.. há iogurtes muitooo melhores sem dúvida.
Quanto aos pasteis de Belém, são bons, mas não são nada do outro mundo. Aqui na minha zona há uma pastelaria que faz umas natas deliciosas com canela, adoro-as :).
Vá continua lá o post porque até agora concordo com os dois produtos e quero ver quais são os próximos e se concordo :P

Anónimo disse...

Abrenúncio!

Anónimo disse...

DESPAUTÉRIO

Não temos multibanco disse...

Pastéis de Belém... Já devem tiveram o seu tempo, o tempo em que os doces eram prazeres pontuais e acessíveis a poucos. Com o evoluir dos tempos e a crescente oferta de mercado os pastéis lá foram permanecendo, a saberem cada vez mais a açúcar e farinha e cada vez menos a delícia e doçura. Isto tudo para dizer que os tempos evoluem e o que ontem era um expoente de sabor, estagnou e perde assim o encanto. Isto para os pastéis (há confeitarias que vendem pastéis bem melhores no sabor e textura), pois se algo que é tido como fantástico, só o é quente e com canela...Desconfiai, que isso não é produto de gente séria!

Os Gregos da moda, apesar de nada de delirante, sempre se suportam melhor que os mui modernos cupcakes e macarrons... tanta cor, tanta festa, tanto flash para tão pouco sabor! Vivam as madalenas, os queques, os pastéis de nata, os bolinhos de amêndoa, as bolachas e biscoitos (quais cookies e biscotti!) e os galões a acompanhar toda essa real doçura (quem falar em latte machiattos havia de ficar cheio de cáries)!

Miss, manda listas destas que a malta subscreve :D