sábado, fevereiro 18

Produtos mainstream para gente sem paladar #2

Como já tinha dito Aqui iria continuar a minha lista de produtos que toda a gente diz serem uma fantásticos e fora do normal, mas que depois quando provamos, não correspondem às expectativas.
E o que melhor para continuar do que os tão famosos:

- Macaroons (não estou certa se será com dois o's)

Fiquei logo com vontade de os provar quando vi o filme da Marie Antoinette, em que ela está rodeada de docinhos cheios de bom aspecto e diz de forma despreocupada: "Let them eat cake".
Como na altura não havia os macarons em lado nenhum, tive de esperar anos para os provar e acho que foi por isso que as minhas expectativas ficaram tão elevadas.
Algum tempo depois quando estoirou a grande novidade dos macaroons e pipocaram por aí na Internet fotografias e textos a dizer que era sem duvida a melhor coisa que já tinham comido que o sabor era muito diferente a consistência muito especial e mimimi, vai que me lembrei novamente deles e corri a ir experimentar.
Opinião honesta: Aquilo é um suspiro doce recheado de compota com um preço altamente insuflado.

Facilmente substituíveis por: Espetem compota numa bolacha, é parecido e sai mais barato.

- O melhor Bolo de Chocolate do mundo 


Pasmem-se, o bolo não foi eleito como o melhor bolo de chocolate do mundo em nenhuma competição, foi o próprio pasteleiro que o confeccionou que o apelidou como tal, ou seja algo tão altamente credível como: "O meu filho é o mais lindo do mundo".
Ham ham, ya é o teu filho.
Aliás eu tenho uma vizinha que tem dois netos que parecem o Fester Addams e ela está sempre a mostrar as fotos das crianças e a enaltecer o facto deles serem tão bem parecidos.
Então o que tenho a dizer sobre este bolo, não vou dizer que é mau, porque não é. Mas também não vejo o porquê de tanto alarido, uma vez que aquilo não passa de camadas de suspiro de chocolate recheado de mousse de chocolate, é até altamente enjoativo, daquelas coisas que temos de beber dois copos de água  depois de comermos para tirar a dormência das papilas gustativas, isso.


Facilmente substituível por: Eu faço um bolo de chocolate brigadeiro, tão, mas tão melhor...

- CupCakes 


A piada dos cupcakes está no facto de serem bonitinhos.
É verdade,os bolos são fofinhos, coloridos e alguns têm bonequinhos, coraçõezinhos e mimimi, mas que depois quando comemos, de sabor não passam de um bolo banal com uma pasta de manteiga colorida em espiral em cima. Vai que estes que escolhi para ilustrar não têm a pasta de manteiga, têm aquelas pastas de amêndoa igualmente pouco saborosa mas facilmente moldável.
Entendo que os olhos também comam contudo os olhos saboreiam  e assim sendo os cupcakes são possivelmente o bolo mais sobrevalorizado dos últimos tempos.

Facilmente substituíveis por: Queque? Bolo de arroz?

To be continued...

46 comentários:

Ana disse...

Os macarons e os cupcakes não me convencem. Só de olhar para as cores enjoam-me. Mas o bolo de chocolate (obviamente que não é o melhor do mundo), tem aqui uma grande fã. Comecei por lá ir comprar às fatias e passei a encomendar o bolo inteiro só para mim.

IS disse...

Qualquer pessoa que não tenha provado os Macarons originais (franceses), não devia opinar sobre eles --' As imitações portuguesas não têm NADA a ver.

Sara disse...

Eu Macarons só comi dos "verdadeiros", os franceses, e tenho a dizer que são divinais, os portugueses não sei...

Joanissima disse...

obrigada por me entenderes!!!
cupcakes foram a maior decepção da minha vida!!

Miss Murder disse...

Aposto que vou a França, provo e é a mesma coisa, mas enfim...

Anónimo disse...

E já agora... a mulher mais deliciosa do mundo também é uma decepção? Simples curiosidade.

Miss Murder disse...

Só falo daquilo que já provei.

D. disse...

Eu já comi macarons que não eram nada de especial e já comi macarons muuuito bons (da Boulangerie de Paris que, curiosamente, fica no Porto) e, esses, não me parece que possam ser substituídos por outra coisa :)
Quanto aos cupcakes, concordo plenamente contigo! Já o melhor bolo de chocolate do mundo nunca comi, por isso não me posso pronunciar ;)

tiago leal disse...

Caraças, nunca provei um macaroon... Começo a achar que não mereço o ar que respiro.

viagensnomeucaderno.blogspot.com

Madalena disse...

Os macarrons acho bem bons, já os cupcakes normalmente são nojentos mas varia... O melhor bolo de chocolate do mundo eu gosto! Claro q n é o melhor do mundo mas é apenas o nome que o gajo lhe deu e um excelente golpe de marketing!

Rosie disse...

O "problema" desses tais macaroons é que os que se encontram cá em Portugal têm pura e simplesmente corante, não têm aroma e assim são uma desilusão (para não dizer porcaria!) Porque se os provares mesmo bem feitos, como na tal loja original em França, já têm um sabor totalmente diferente! (Claro que isto não quer dizer que gostes, apenas que é diferente do que se encontra por aqui.)

Quanto ao resto, concordo contigo!

Sofia disse...

Também nunca provei nada disto. No entanto e, entretanto, já provei os iogurtes do outro post e são mesmo os melhores que já comi. :p

Anónimo disse...

Do bolo de chocolate não posso dizer nada que nunca provei, mas os macarons uma pessoa trinca e pensa "oh, uau, já sei a que é que sabe corante alimentar...". Os cupcake é parecido, dá ideia que pegaram numa madalena e lhe enfiaram um moco de manteiga colorida de cima...

jrj disse...

a cena do cupcake está no frosting. os de cream cheese são bons e não tem muito a ver com esses com bonequinhos que sabem a nhecs.


de resto concordo :)

Anónimo disse...

Já comi macarons em França e já comi na B. De Paris, mas os melhores, melhores... são os de minha casa - levam amêndoa a sério!
Ídem para os cupcakes - a cobertura não é feita com manteiga!
MaryEmme

Jo disse...

O bolo de chocolate já provei e concordo. Quanto aos outros dois, é que nem me dei ao trabalho de os provar ainda.. ;)

Panda disse...

Destas três, só posso mesmo opinar sobre os macarons. Foi tal como tu, vi esse filme, fiquei deliciada com o que vi e andei, andei, andei, até finalmente ter a oportunidade de provar... Caiu-me tudo quando provei, não gostei lá muito daquilo. Tanto tempo para apanhar alta decepção.

Diana Oliveira disse...

Nunca provei nenhuma das coisas que referis-te mas pelos vistos ainda bem ;)

B.L. disse...

Os cupcakes são sobrevalorizados... demasiado sobrevalorizados. Já dei diversas hipóteses, do género "trouxeram ontem para casa, é natural que não estejam tão frescos" ou "se calhar é aquela loja que não os tem tão bons", mas não, continuo a achar que um bom queque (normal ou de chocolate) é melhor. O "melhor bolo de chocolate" é, efectivamente, bom. Eu gosto imenso, mas tenho um problema: eu adoro quase todos os bolos de chocolate, por isso, para mim são todos os melhores ;) Os macarrons tenho imensa curiosidade, mas nunca comi.

stantans disse...

eu adoroo os macarons da Boulangerie de Paris cá no Porto, são bons à brava

ADEK disse...

Concordo contigo em relação aos 3. Concordo ainda ABSOLUTAMENTE com a história do Marie Antoinette. Aliás, referi os docinhos recentemente no meu blog (ficam mesmo na memória!:P). Só não concordo com a parte da substituição que arranjaste. Eu substituía por crepes...

claire_de_lune disse...

Só provei os do Chiado e não achei nada de especial, parecem mesmo suspiros com creme. O bolo de chocolate vai pelo mesmo caminho, aquilo não é um bolo, é uma sobremesa feita de suspiros com chocolate e está longe de ser a melhor, qualquer que seja o departamento. Quanto aos cupcakes, depende do sítio, mas os únicos de que gostei até agora foram comidos em Londres, nada doces nem enjoativos como os da Tease, que me iam fazendo vomitar, blargh.

greeneyesgirl disse...

Desculpa lá, mas os suspiros normais são um milhão de vezes melhores que os macarrons! xD E já agora, da primeira e única vez que comi um cupcake, ia-me cuspindo toda de tão mau que aquilo era. Minhas ricas madalenas! xD

Close Up! disse...

Mesmo que até nem seja nada de extraordinário, esse bolinho de chocolate parece mesmo bom!
Comia-o JÁ!!

Carolina Louback disse...

Detesto Cupcakes, penso igual a tu, acho perfumaria, mais enfeite que outra coisa, mas penso que combina com o estado das coisas atuais e com a demanda das pessoas que gostam de aparentar que...

Quanto aos Macaroons, seja lá que nome eles tenham, eu acho eles coloridos demais, e de certo que é essência que dá esta cor. No thanks... eu sou enjoada e nada disso me apetece.

Agora, fiquei curiosa sobre o teu bolo de brigadeiro.

м disse...

Eu nunca provei nada daquilo que escreveste hoje, mas acho que a cena do gostar de macarons e de cupcakes passam mesmo pelo aspecto. são bonitos e fofinhos, eu gosto do aspecto e quando falo nisso é somente baseada no aspecto fofinho. Quanto ao bolo, tenho a certeza que o meu namorado ia adorar e achar que dizeres que é demasiado chocolate é uma blasfémia :)

anokas disse...

Os macaron fazem-me lembrar uns sabonetes de decoraçao que tenho em casa (pelo aspecto, nao pelo sabor. Quanto aos cupcakes a verdadeira piada daquilo esta na cobertura que se pode fazer de mil e um maneiras, porque a massa e sempre parecida! Bolo de chocolate gosto do meu!

Violeta disse...

Em relação aos macarons só tenho a dizer isto:
França - Ladurée
Portugal - Arcádia

Anónimo disse...

Uma observação:
Eu concordo teres o teu blog bloqueado para fins de direitos de autor e etc, etc etc. Mas teres as teclas bloqueadas é que é demais! Ontem quis mostrar um post teu a uma amiga através do telemóvel e como não tenho touchscreen desisti porque não conseguia usar as teclas. Vê lá isso, rapariga.

D. disse...

Sou maluca por cupcakes, mas tenho de admitir que é uma mania mesmo..

Anónimo disse...

E o sexo??? Também é sobrevalorizado??? Só curiosidade.

Sara Alves disse...

As pessoas são facilmente enganadas pela publicidade e influenciadas pela opinião dos outros.

S* disse...

Compras umas madalenas e enfeitas em casa... voilá, cupcakes!

Rafaela Rolhas disse...

Realmente, o "melhor bolo de chocolate do mundo" é uma merda a meu ver. E mesmo super enjoativo. Horrivel e pronto.

ordinarygirl disse...

Os Cupcakes de centro comercial e afins não passam de madalenas com um creme doce e seco por cima. E caríssimos! Mas há cupcakes mt, mt bons: recomendo a Tease, no Bairro Alto, são óptimos! e têm tmb um chocolate quente maravilhoso. Já para não falar da Hummingbird Bakery em Notting Hill... os melhores que comi até hoje, mesmo bons.

parafina falsificada disse...

Macaroons não consigo comer, demasiado enjoativos. Cupcakes, vá, depende, alguns (especialmente uns que têm uma cobertura de mousse de chocolate) ainda se comem, agora há outros...

Ska disse...

ZOMG, ela disse mal das coisas da moda! Que eu sei que é bom, porque o meu tio me disse que em paris já nem se comem cupcakes, é tão 2006, agora é só macarrons, como é que isso não há de ser a melhor coisa do mundo?

Teresa disse...

O melhor bolo de chocolate do mundo (que adoro) nem sequer é tecnicamente um bolo. É uma marquise de chocolate com merengue.

Odeio cupcakes e nunca achei uma graça especial aos macaroons. TRagam-me a nossa bela doçaria conventual.

Ah, e também detesto pastéis de Belém, que me deixam enkoada. Conheço várias pastelarias com pastéis de nata muito melhores. Talvez a Versailles tenha os melhores de todos.

Anónimo disse...

E os bebés??? Também vêm numa cegonha de França?

Maria disse...

Concordo com tudo. Até digo mais, são todos enjoativos e cheios de corantes. Não percebo. Toda a gente andava a chapar isso nos blogs como se fosse a melhor coisa do mundo. Pasmem-se...são apenas "fashion". Mil vezes a torrada com manteiga.

jonatasbermudes disse...

hehehe. Mais coias que não provarei mais. Se bem que depois de comer o bolo de chocolate que minha esposa faz, nunca mais me preocupei em experimentar outro bolo.. xD A não ser os meus bolos de caneca, que faço quando estou sozinho.. kkk.

Estudante disse...

Esse bolo de chocolate tem um aspecto MARAVILHOSO xD

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

ai está 3 coisas que nunca provei, mas sinceramente, os macarrons paraceram-me logo um fiasco, não sei... Tirando a cor o aspecto daquilo não é assim tão delicioso, só me fazem lembrar oreos e eu não gosto de oreos.
O bolo de chocolate nem sequer conhecia, shame on me, mas como não ligo a chocolate passa-me ao lado.
Os Cupcakes sempre me fizeram lembrar simples queques enfeitados, e como não gosto de queques....
Isto que dizer o que? que sou uma esquesitinha de primeira com doces, a minha onda é mais salgados :)

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

ai está 3 coisas que nunca provei, mas sinceramente, os macarrons paraceram-me logo um fiasco, não sei... Tirando a cor o aspecto daquilo não é assim tão delicioso, só me fazem lembrar oreos e eu não gosto de oreos.
O bolo de chocolate nem sequer conhecia, shame on me, mas como não ligo a chocolate passa-me ao lado.
Os Cupcakes sempre me fizeram lembrar simples queques enfeitados, e como não gosto de queques....
Isto que dizer o que? que sou uma esquesitinha de primeira com doces, a minha onda é mais salgados :)

Lady Me disse...

Ainda não experimentei nenhum destes três, o do meio, porque não sou de Lisboa e os outros dois porque simplesmente não me atraem, quando as coisas são consideradas boas por serem bonitas não me convencem.

Danny disse...

os macaroons da B. de Paris comes um e fica-te aquele gostinho bom na boa por uns bons 10min. também já experimentei outros antes e eram muito maus, acho que ainda não comeste uns decentes :)