sábado, agosto 20

Filmes deprimentes que eu sei lá

Já aqui escrevi uma vez sobre as musicas mais deprimentes que já ouvi, aquelas que ouvimos quando estamos em estados ainda mais depressivos do que as próprias músicas, sabem? Mas o assunto de hoje não são músicas, mas sim filmes.

Todos nós temos um ou outro filme, que não importa quantas vezes já o tenhamos visto, não importa que já tenhamos aprendido todas as falas, e eventualmente saibamos claramente o que vai acontecer a seguir, mas acabamos sempre por chorar rios de cada vez que os vemos.

E é por isso, para ajudar a passar o tempo, neste dia de sol tão radioso que o Verão nos brindou, sem chuva nem nada, criei a lista de:

Filmes deprimentes que eu sei lá

1- Lendas de Paixão
Este filme, oh este filme… é tão fodidamente triste que comecei com ele e poderia acabar com ele.
Não consigo encontrar filme mais deprimente do que este, o irmão morre na guerra de forma grotesca, o pai fica todo apanhado depois dum AVC, há gente que se mata há gente que é assassinada de maneira idiota, é um festim deprimente.
Plus para quem nunca viu o filme e que ir ao engano, o Brad Pitt está gostoso que dói, metam ênfase no gostoso e vão assistir, reparem como a gostosura dele passa para segundo plano.

Numa Frase: Ninguém está à espera que as balas façam ricochete nas montanhas.

Avaliação na escala de depressão cinematográfica: ★★★★★(5/5)


2- Philadelphia
Filmes inspirados em casos verídicos são sempre os piores, costumo dizer que a realidade supera em muito a ficção, não há ninguém capaz de criar uma história mais infeliz do que aquela que nós sabemos de antemão que já aconteceu a alguém. Dá aquele friozinho esquisito da desgraça alheia, enfim.

E este foi daqueles em que me aguentei estoicamente sem chorar o filme praticamente todo, aliás foi mesmo o filme todo a única parte que me arruinou por completo foi mesmo quando eles começam a passar as filmagens do falecido a brincar com a irmã, acompanhadas da música Philadelphia, do Neil Young que é provavelmente a música mais triste do mundo, aquilo mete qualquer um no fundo do poço.

Numa Frase: Devemos lutar contra as injustiças, mais que não seja para servirmos como inspiração futura.

Avaliação na escala de depressão cinematográfica: ★★★★ (4/5)



3- House of Sand and Fog

Ninguém deve conhecer isto, mas eu resumo, é um filme sobre duas pessoas que lutam desesperadamente pela pose de uma casa. Parece aterradoramente triste não parece?
Não, eu sei. Também o vi na ideia, completamente errada que aquilo fosse uma coisa levezinha (o filme tem 4 horas btw). E depois o pior é que em geral nos filmes há os bons e os maus que é para a gente ter por quem torcer. Ali não, é só gente boa, e depois de um momento para o outro é vê-los cair que nem tordos.
Ainda por cima é com o actor que fez o Gandhi que tem um aspecto bondoso que eu sei lá… Que filme mais infeliz.

Numa Frase: Não paguem às finanças, não.

Avaliação na escala de depressão cinematográfica: ★★★★★ (3,5/5)

4 – My Girl


Ao contrário dos outros que são incrivelmente deprimentes, este é adorável.
É desnecessário estar a resumir o filme porque não conheço ninguém que ainda não o tenha visto no mínimo 3 vezes.

Numa Frase: Abelhas, detesto abelhas.

Avaliação na escala de depressão cinematográfica: ★★★ (2/5)
5- Hachiko
Para todos aqueles que dizem que NADA os faz chorar, muito menos um filme, aconselho a visualização deste e depois contem-me o resultado. O curioso é que quando estive internada no hospital levaram-me o computador cheio de filmes para eu ver, e um deles era o Hachiko, não consigo encontrar nada pior para se ver numa cama de hospital, mas assim numa noite sem nada para fazer, não há melhor. 

Numa Frase: Hachi? Hachi? Oh, old thing! You're still waiting.

Avaliação na escala de depressão cinematográfica: ★★★★★(5/5)



To be continued…

19 comentários:

Pretonoamarelo disse...

Hachiko sem duvida o filme com a historia mais dramática que ja vi ate hoje...

marta, a menina do blog disse...

O do cão é mesmo o pior... tragam lá o lençol, que isto com kleenexes não vai!

Mari Mari disse...

você já viu "O homem elefante"?
pra mim é o filme mais triste já feito.

CoisasDaGaja disse...

Há dois que ainda não vi. Mas primeiro vou abastecer o stock dos tissues! :))

ps. Adorei o "fodidamente"! :))

Cricri disse...

De todos que falaste para mim o House of sand and fog é o que mais depressiva me deixa. É que aquilo é para deixar uma pessoa com um aperto no peito durante uma semana... E eu feita estúpida fui ver uma segunda vez. O Hachiko ainda não vi, mas deve ser de chorar as pedras da calçada!

Carolina Louback disse...

Só não vi ¨House of Sand and Fog¨

Concordo contigo sobre os comentários que fizestes em relação aos filmes, principalmente no que tange a realidade superar em muito a ficção.

Agora... Brad Pit estava gostoso que dói em Lendas da Paixão, isso estava... eita

Carolina Louback disse...

Alguns filmes Brasileiros que penso serem interessantes.

Central do Brasil
Tropa de Elite
A Dona da História
Carandiru
A Mulher Invisível
Meu Nome não é Johnny
Os Normais
Se eu fosse você
Muita calma nessa hora
A Partilha
Romance
Sexo, amor, traição

Estes foram o que lembrei agora.

D.S. disse...

Bom, Lendas de Paixão, apesar dos avisos acho que vou ter de ver (Brad Pitt gostoso = WORTH IT), mas geralmente fujo a sete pés deste tipo de filmes. Eu já fui apanhada a chorar de tristeza em comédias (e nem sempre porque elas eram más, note-se).
Um filme que revi há pouco tempo e que achei particularmente deprimente e incrivelmente triste foi o Inteligência Artificial. Eu, que odeio de morte filmes de robots e aliens (e este tem os dois), chorei que nem uma perdida quando o menino-robot é abandonado. Jesus, até soluços havia...
Enfim, gosto sempre de sugestões de filmes/músicas, especialmente quando têm review para poder decidir se valem a pena ou não.

Miss Murder disse...

Carolina vou sacar alguns, o tempo convida a ficar em casa a ver filmes, mesmo que não convidasse é o que eu faço e é...

D.S. Quando vires o Legends, depois vem cá dizer-me. Eu chorei no dia em que vi o filme pela primeira vez e depois chorei no dia seguinte só de me lembrar do filme. Sério a coisa mais triste de sempre.

marta, a menina do blog disse...

A Mulher Invisível é de levar às lágrimas, mas de riso! Chorei imenso!

The Untoward Blogger disse...

os meus parabéns!, acabas de conhecer alguém que nunca viu o My Girl! Muito prazer! xD

м disse...

Bem, nunca vi nenhum destes filmes.

jonatasbermudes disse...

De todos esses, só me lembro de ter assistido "My Girl" (com outro nome, em brasileiro...). '-'

Julie D´aiglemont disse...

No outro dia, disse que não choro em filmes dramáticos. Esqueci-me de referir que não choro, desde que não envolva animais. Não sei porquê. Porque no Marley and Me (sim!) chorei como se estivessem a matar-me. Por isso, recuso-me a ver o Hachiko. Acho que ficaria desidratada, eheheh

Miss Murder disse...

Julie: Não vejas, mesmo... eu ia morrendo a ver aquilo.

Anónimo disse...

Ahhhhh o My girl!Aquele filme!*.* Eu vi uma parte desse filme em pequena, nem me recordo se vi todo, mas não sabia o título nem nada e como não tinha internet na altura, ainda tive esperança de voltar a ver o filme na TV. Passaram-se anos e esqueci o filme. E agora dou com aquela imagem e penso « Eu conheço isto » e depois fez-se luz!
OBRIGADA MISS MURDER, DO FUNDO DO CORAÇÃO!:D :')

oioai disse...

eu também chorei baba e ranho com o Marley and me e por isso fujo a sete pés do Hachiko, acho que até só com o trailer era capaz de me dar uma coisinha má... eu sou um bocado da opinião de que para tristezas já bastam as da vida real por isso dou bastante preferência a outro tipo de filmes...isso e porque gosto de dormir à noite...

Miri* disse...

O Hachiko foi completamente devastador para mim. De 5 em 5 segundos estava a chorar. O amor incondicional por alguém e a vontade de esperar - mesmo quando se percebe que pode já não valer a pena (e inteligente como ele era eu tenho a certeza de que ele percebeu isso) é de fazer o coração ficar apertadinho.

Elsa disse...

Hachiko é mesmo para a choradeira, mas o House of Sand and Fog é aquele deprimente em que tudo deprime no filme, não há ali nenhum momento de felicidade, sim até a duração deprime :P para mim é mesmo o mais depressivo que já vi a par de "O Quarto do Filho", que é deveras conhecido. Um filme italiano sobre um psiquiatra que ajuda pessoas a ultrapassar a perda de familiares até ao dia em que é o filho dele que morre. Não aconselho, mas fica o apontamento...