terça-feira, março 6

Uma questão de integridade

Há dias(pode ter sido há um ano que eu não tenho grande noção do tempo) no telejornal uma senhora denunciava, altamente indignada, que um examinador de condução havia tentado que ela lhe pagasse qualquer coisinha por trás assim em género de suborno, em género não era suborno mesmo,após a chumbar no exame de condução.

A mulher afirmava que o examinador lhe tinha pedido 200€ para a passar e que ela, sendo muitíssimo íntegra, não só não aceitou como denunciou às autoridades competentes e mimimi.

Ora eu estive a fazer as contas. Se eu chumbar no exame de condução, para repetir tenho de pagar 290 euros e não posso repetir sem ter mais aulas de condução uma vez que eles partem do pressuposto que ao chumbarmos precisamos de mais aulas, logo mais umas 10 aulinhas são mais de 200 euros, mais o tempo que se espera, o tempo que se perde nos "entretantos" e juntando a isto a probabilidade de ainda podermos chumbar novamente à segunda vez...

Tenho a garantir-vos que se o examinador me pedisse 300 ou 350€ eu dizia logo para ele me indicar o caminho do multibanco mais próximo, se ele me pedisse mais que isso, enfim... regateava como na feira, sei lá.

O problema é que hoje em dia esta coisa dos subornos é mais complicada porque se vai a exame com mais duas pessoas e com o instrutor, isto é mau entendem... dificulta o suborno...

Oh Deus, como eu gostava de não ser íntegra em questões como esta, não era?
Possivelmente nessa situação faria uma peixeirada ao homem com direito a policia à mistura e tudo a perguntar-lhe aos berros "Quem raio é que ele achava eu eu era"...
A vida é triste, nem para o que deveria ser esperta sou...

21 comentários:

Carolina Louback disse...

É muito complicado manter-se íntegro, tem-se um preço a pagar, sem dívida. Em determinadas questões é o da consciência tranqüila, em outras, que parecem menores, torna-se mais fácil compactuar do bancar o herói. Mas sendo assim nunca se terá um sistema limpo, pois ao compactuar se perpetua a fraude. Ao denunciar pode ser que o cara se ferre, aprenda a lição e não faça mais. Ele deveria perder a licença de professor de auto-escola, então não estaria a ocupar mais este lugar. Algumas coisas precisam ser mais radicais.

Espero sinceramente que passes e não precise pagar para ter a sua carta de condução.

Miss Murder disse...

Alto lá a carta em já a paguei... Alto lá que 600 euros já estão pagos.

Isa disse...

a minha integridade valeu-me ter que repetir o exame de condução por três vezes.. das três vezes todos os que partilharam o carro comigo passaram mas nem por isso tiveram um desempenho muito melhor que o meu.. se soubesse o que sei hoje...

Ricardo disse...

LOL eu chumbei no primeiro exame de condução, e paguei prai 400 euros pelas aulas que tive de dar até ao segundo exame xD.
Sabes porque é que ela se estava a queixar? provavelmente não tinha 200 euros xD

Sufocada disse...

A minha mãe, em tempos idos, também teve uma proposta do género. Mas não chumbava, o sr examinador é que disse " o seu exame foi excelente, mas falta qualquer coisa para o visto verde". E a minha mãezinha, integra como só ela fez um manguito ao senhor e pagou de novo a carta! Sério.

Rita disse...

Pois eu cá acho que há coisas em que a integridade é que conta.. e esta é uma delas..

A Minha Essência disse...

Fosga-se, 600 euros?! Tenho a carta há 15 anos e era bem, mas bem mais barata (não digo o valor porque não me lembro e não quero estar a errar. É que a minha integridade, não permite tal escorregadio ;)). E sim, foi tudo à primeira! ;)

Ana disse...

quero lá saber de integridade nestes assunto! Já chumbei duas vezes e se me pedissem para pagar para estar passada nem pensava duas vezes! xD

D. disse...

Eu odeio tudo o que envolva corrupção mas a verdade é que quando nos dá jeito nem nos lembramos que é corrupção. Muita gente confessa-se completamente contra negocios com camaras e empreiteiros que envolvam dinheiro para a empresa de construção ser favorecida (por exemplo), mas era capaz de dar os tais 300 euros ao instrutor, esquecendo-se que estava a cometer o mesmo crime.

-Ai e tal mas não é a mesma coisa.

É pois! Só que em menor escala. Não nos convém é pensar dessa maneira. Mas entendo o teu ponto de vista xD

mariainês. disse...

mas ninguém disse o contrário, tenho plena consciência disso ;)

SuperSónica disse...

Eu também mandava cagar a integridade e pagava ao examinador, como fizeste nas contas, ficava bem mais barato!

Carolina Louback disse...

O que quis dizer foi pagar a mais do que é devido. Eu sei que já havia pagado, o a mais é que é um absurdo, tanto para suborno como para teres a segunda chance. A segunda chance deveria ter um preço diferenciado, e não teres a obrigatoriedade de teres aula, e acho que é o que ocorre por aqui. Mas como a pessoa fica insegura caba por querer mais aula e dá no mesmo.

orbita disse...

até chumbar no exame achava errado pagar para passar. fui a primeira a fazer o exame e durou 10 minutos. não cedi a passagem a uns ciganos que não avançavam por nada deste mundo como se não pudessem por eu já estar no meio da estrada. não fiz mais nada senão cruzamentos. não cedi a passagem e encostei logo. pensei que me tinha calhado um instrutor dificil até começar a ver a outra que veio comigo a deixar o carro ir abaixo vezes sem conta. toca de passar por cima de passeios, estacionar não era com ela, "não sou muito amiga da embriagem" (juro que achei que a ia mandar encostar depois desta) e ainda entrou na auto-estrada sem sequer olhar para quem lá estava, não andava mais que a 50 e reduziu para 30 um bocadão antes de entrar na via de abrandamento. no final, ele aponta estes erros todos e diz-lhe "queria passar-te e estavas mesmo quase mas depois deixaste o carro ir abaixo outra vez, assim não posso" a sorte dele foi não ter passado a outra, senão eu juro que tinha soltado a fera. ainda assim ficou-me entalado o "quase que passavas" LOL eu a pensar que ia morrer e ela passava... neste caso não foi dinheiro mas devia ter uma cunha, vai lá vai.

S* disse...

Ora, nunca ponderei essa hipótese... mas nem era por integridade, era por vergonha de perguntar. ahahah

Miss Murder disse...

S* Mas que perguntar?????? Se ele der a entender é que é, se fores tu a oferecer corres o risco de ires presa por suborno... sabes disso?

sandrafofinha disse...

Gosto do teu blogue assim em tons de verde!! Está giro!! Eu vi aqui para te desejar uma quarta-feira incrivel e bonita,desejar tambem que estejas a ter uma maravilhosa semana com toda a graça de deus. mil beijinhos,fica bem.

Catarina disse...

Também ficaria dividida entre o que dizes no texto principal e o que dizes nas letras pequeninas (sim, eu li).

anokas disse...

Na 1ª vez que fui a exame de condução chumbei e à 2ª passei sem subornar ninguém! Nem isso me passou pela cabeça apesar de muita gente dizer que deu não sei quanto. Já o meu irmão passou à 1ª porque deu o tal bónus ao examinador! Não critico quem faz e se fica mais barato do que chumbar mais vale dar! E mais uns azelhas e uns condutores que passam por cima de todas as regras de trânsito fazem sempre falta por estas estradas de portugal :)

Lady Me disse...

Se eu soubesse o que sei hoje bem tinha subornado o meu examinador (vi quem o fez)! Gastei tanto dinheiro que dava quase para 3 cartas de condução! É o que dá tentar ser íntegra: muitos menos dinheiro na carteira e não conduzo nem melhor nem pior do que se tivesse dado algum por de baixo da mesa ou banco, neste caso.

Unknown disse...

Suborno?O examinador deve ser Brasileiro,de suborno nós entendemos.

ana sofia santos disse...

hoje em dia?
pelo menos há 11 anos também iam duas pessoas