O título é enganoso, eu vejo novelas, quer dizer vejo uma só
que é aquela que dá depois de almoço na RTP, que é muito boa porque se passa no
ano de 1500 e a Mamã Dolores roubou o bebé da rica porque o pai da rica era mau
e queria matar a Dolores e o bebé e depois ela criou a criança que agora que
cresceu e é médico, detesto médicos, e é um idiota prepotente que se virou
contra ela, sério aquele Albertinho é uma Puta, pobre mamã Dolores...
Hey I know, i need
to get a life, adiante…
O principal motivo pelo qual não entendo porque é que as
pessoas ainda vêem novela é facto de elas estarem repletas de clichés. A
realidade é que se virem uma novela já sabem o que acontece em todas as outras,
ora vejamos os chavões comuns:
- A má da fita engravida e acontece uma das seguintes hipóteses:
a) Aborta espontaneamente e culpa a boa da fita;
b) Finge que o filho é do bom da fita, quando na realidade
não o é (coisa que só se sabe nos últimos episódios);
c) Aborta de forma aparatosa, escada abaixo ou atropelada
por um camião da fruta, consegue ainda assim culpar a boa da fita que fica com
remorsos, até saber que a culpa não foi dela.
- Há sempre alguém que fica amnésico. A amnésia é a coisas
mais comuns nas novelas, o individuo escorrega na casca da banana e fica logo amnésico.
- Há sempre alguém que se mete na droga ou na bebida. No
caso das drogas têm de ser pesadas e no caso da bebida têm de bater no fundo do
poço.
- Se houver um gordo, a personagem tem de ser levada ao extremo,
é vitima de bullying, anda sempre com uma carcaça numa mão e um chocolate na
outra. Passam a vida a chamá-lo à atenção por ser gordo e o próprio é um
infeliz por ser gordo.
- Não há gente gorda feliz, se for feliz é fachada em casa
chora.
- Se não houver um gordo há uma anoréctica ou uma bulímica
- Quem for para ficar doente, sabe logo o diagnostico no princípio
da novela, contudo de for para morrer só morre no fim.
- Em geral as mortes não são minimamente choradas. A última
novela que vi Laços de Sangue se não estou em erro. Morre à personagem
principal a mãe, o irmão e no episódio seguinte está ela a fazer alta festa de
aniversário ao filho. Amiga, a tua família empacotou toda, porque raio é que
estas a fazer festas de aniversário?
- Pessoas com doenças em estado terminal em 90% das vezes
safam-se.
Vá juntem lá aí à minha lista mais clichés...
27 comentários:
Os dois apaixonados não podem ficar juntos porque os pais são rivais, ou porque os dois são irmãos e não sabem. True story.
Como é que me esqueci dos Irmãos que não sabem que são irmãos?
Quando uma mulher vomita, está sempre grávida.
A dos irmãos foi falha grave.. :P
A má seduz o mocinho, que é um tonto e se deixa enganar, só depois que ele descobre que a boa moça foi injuriada. Mas, como este mundo é machista, ele primeiro come a má para depois comer a boa, e as que passam no caminho a consolá-lo também. Enfim, ele traça todas. No entanto, não era bem aquela que por fim será a escolhida, mas sim a que foi injuriada e sofreu o pão que o diabo amassou.
Eu já não vejo novelas há uns bons anos, aliás o 4 canais só os vejo para ver as desgraças na noticias e pouco mais.
Mas já dei por mim a ver o primeiro episódio de uma novela, e depois ver o último e pelo que aconteceu no primeiro, o último foi aquilo que esperava.
Esqueceste-te dos gémeos separados há nascença que só se reencontram em adultos; ou aquela personagem que o argumentista mata a meio da novela e que depois se vê obrigado a incluir novamente porque o público adora o actor/actriz, e pronto, lá vem o gémeo desaparecido.
O casal no inicio: 1)odeiam-se ou 2)há sempre alguém contra o seu namoro/casamento. Ah! Agora é comum haverem sempre as "tias"/meninas ricas, o que seja...
Ah! Esqueci-me dos "ressuscitados", que afinal não chegaram a morrer...
Eu "adoro" as novelas da Record porque levam décadas para acabar e acontece com cada situação...!
Vi alguns episódios de uma (que não me lembro do nome)em que eram duas irmãs, uma boazinha e a vilã. Quando a vilã descobriu que tinha uma irmã começou a mover-lhe uma perseguição para a matar para que não tivesse que dividir a fortuna herdada. Em cada episódio era ver a vilã a passear os seus outfits pela sala do seu luxuoso apartamento e a conspirar com o seu amante mais uma maneira de tentar matar a irmã. E quando acabava a reunião na sala passavam-na para o quarto.xD
Metiam o plano em prática, nunca dava certo e no episódio a seguir era mais do mesmo.
Boa, acho que os clichés mais comuns estão todos por aqui..
E há sempre os irmãos separados à nascença, como já falaram, um fica com uma familía pobre e outro com uma familía rica e só lá para o meio é que o pobre descobre que afinal até herdeiro de uma massive fortune. E depois, claro, o irmão rico vai-se aos arames.
E sinceramente há outr coisa estranha nas novelas, a homossexualidade é explorada de uma maneira muito estranha. Pelo menos nas brasileiras que já vi há milhões de anos ;p
E eis que aparece aquele momento em que eu sei qual é a novela que descreves-te... É o Direiito dji nasceeer (com aquela voz profunda da musica tão cativante no inicio). Também preciso de arranjar uma vida --'
há sempre uma gaja mesmo feia e que toda a gente goza, mas depois transforma-se em boazona e todos querem andar com ela! :)
Há ainda: o amor entre diferentes classes sociais; o vilão nunca é pobre; a família rica tem sempre uma quinta.E há sempre alguém que é deixado no altar...
Novelas? Isso ainda existe?... :)
Detestar médicos tmb é um cliché =P
A minha madrinha adora essa novela da rtp1 e o pior é que foi por minha culpa, que um dia vi por acaso e comentei e agora a mulher vê aquilo todos os dias!
Acho que te falta a mulher que leva pancada do marido, a filha que acha que o mundo está todo contra ela, as/os que querem apanhar um/a milionário/a, o rapaz pobre que se apaixona pela rapariga rica e vice versa.
Enfim, é um sem fim de clichés, mas a vida também é em muitos casos um cliché.
Continua a ver a novela e depois diz se o moço descobre que é filho do rico, é que aquilo já dá à tanto tempo, mas acho que ainda não descobriu!
Não sei se já disseram.
O casal principal acaba sempre por ter uma relação on/off e numa das discussões, o homem acaba sempre na cama de outra (na maioria das vezes, os lençóis pertencem à vilã). Não te esqueças, o homem é quase sempre o traidor e a mulher é a corneada.
Btw, também conheço o Direito de Nascer.
Ah, e regra geral, também há um nerd que depois muda e fica um íman de mulheres. Nerds são maus, nerds não podem permanecer nerds e têm de ficar iguais ao resto dos homens da novela.
E não te esqueças dos animais, porque sempre que entra um animal numa novela, tem capacidades de fazer arregalar o olho.
Todas as novelas têm GÉMEOS.
eu podia dar a minha opinião sobre o assunto, mas como eu deixei de ver telenovelas desde às uns 8 anos ou assim. é coisa que não chama por mim, no entanto todas as mulheres que trabalham comigo (a cima dos 40 anos ou seja o dobro da minha idade) sabem as novelas todas seja por verem ou apenas por decorarem o que acontece pelas revistas.
A má da fita é sempre uma grande cabra sem escrupulos e escarra poder e dinheiro e a boa da fita parece a Anita, é docinha como os rebuçados e sem sal como... olha como tudo o que não levou sal!
Hoje vi a da tarde da TVI pela primeira vez, a tal do hotel da dona glorinha e foi tão awesome. O homem quer engravidar a mulher, mas a mulher toma a pilula sem ele saber. Ele nao faz mais nada, dá-lhe porrada até dizer chega e ainda a quer biolar para que ela tenha um filho dele. Não sei se ela ja tinha tomado a pílula desse dia ou não, mas ele não pensou nisso e lá queria ir. No fim ela diz "vou deixar-te". Não percebi, ela levava uma vida tão bonita.
O ricalhaço apaixona-se sempre pela pobrezinha...
Um casal tem relações sexuais uma vez e ela fica logo grávida!
Agora de repente lembro-me disto.
Ah e os ricos nunca são felizes!!! :)
Falta aqui uma muito importante! Há sempre alguém que é assassinado a meio da novela e, na precisa hora em que o crime acontece, há uma série de personagens que ninguém sabe onde estão nem a fazer o quê! Depois, quando voltam a casa, todas têm uma desculpa muito esfarrapada como álibi... É o clima perfeita para manter a questão 'QUEM MATOU O ZÉ LUÍS?' no ar até ao último episódio. Em que afinal se descobre que foi o mordomo ou o motorista, que nunca tinha passado pela cabeça a ninguém.
Além disso, há sempre uma cena em que a vilã vai ter com o bonzinho e o beija no preciso momento em que a boazinha estava a entrar na sala. Por azar, a boazinha vai embora antes de ver o bonzinho a dar um safanão à má e a dizer que ama a boazinha!
A boazinha tem sempre um nome qualquer como Mel, Luna, Íris, Flor, Arco-Íris ou Algodão Doce! E os ricos distinguém-se sempre pelo apelido, que tem de incluir sempre um 'de' ou um 'da' no meio de dois apelidos principais... Tipo 'Sá DA Fonseca', 'Qualquer coisa DE Melo' ou whatever...
Ah ou então a má da fita finge-se grávida, mas até nem está, depois têm de casar...
O inicio é quase sempre um funeral e há sempre um casamento no fim.
E aquelas novelas venezuelanas ou mexicanas ou lá o que era, dos primórdios da TVI, em que a meio da novela a protagonista ficava sempre ceguinha e mais tarde recuperava a visão milagrosamente?
Enviar um comentário