quinta-feira, agosto 9

Ai como eu adoro comprar roupa

Não me recordo de haver alguma altura da minha vida em que apreciasse comprar roupa. Um dos principais motivos sempre foi o facto de considerar tal "hobbie" um desperdício de tempo, que é precioso, e de dinheiro, que eu não possuo.
Honestamente, com a Fnac ali ao lado, não entraria na Mango como primeira escolha, e quem diz a Fnac diz a Game ou a Box do Jumbo, sei lá, há tanta loja que as de roupa nunca se tornaram a meus olhos como algo apelativo.

Contudo mentir-vos-ia se vos dissesse que não havia outro motivo que me leva a odiar comprar roupa e este depreendia-se no facto de sempre que me dedicava em perder um manhã ou tarde em busca de qualquer coisa para vestir, acabava por sair das lojas a sentir-me um texugo gordo. Sério, qual obeso mórbido a precisar urgentemente de uma banda gástrica.
Digo-vos , não foi nem a primeira, nem a segunda vez que saí de certas lojas a pensar que teria de recorrer à Elena Miró se quisesse andar vestida.

Até que hoje enquanto fazia umas compras entendi algo muito giro:
Os números de roupa de certa loja são ridículos!

Ora vejamos o exemplo desta camisola da Zara:

Como podem ver ali por baixo do preço (yap eu só compro pechinchas) o número maior que eles fabricam é o M, ou seja qualquer pessoa que vista acima disso é considerado provavelmente um sapão, porque eles não fabricam maior. E como todos nós sabemos, sapões não podem gostar de cai-cais azuis...


Esta sou eu com a camisola em questão, Olá!

Adiante, segundo a Zara, eu sou a pessoa mais gorda que poderá interessar-se por esta camisola.

Aliás, eu queria o numero acima, perguntei à mulher e ela disse-me "Maior que essa que aí tem não existe"

Se vocês depois de lerem este post ainda acham que não há nada de muito errado com os padrões de beleza desta sociedade, eu não sei...

E quem diz a Zara, diz a Pull, uma vez que eu visto o L da Pull Bear (que é o número maior, ao menos no centro comercial onde fui hoje, não havia número maior que o L) e o da Bershka também.


35 comentários:

Anónimo disse...

É verdade. Em compensação a Mango mudou completamente os tamanhos de roupa. De L e XL passei a ser um S e um M, como gente normal do meu tamanho. Até comprei peças XS!

Agora, quem é muito magro é que está tramado na Mango. Em algumas peças não serve, fica grande! Digo eu que sou um 36/38 e comprei algumas peças do tamanho mais pequeno que existia.

Raquel Pires disse...

Desculpa mas eu visto L (nem a possibilidades de vestir M) e quase todas as minhas compras são feitas na zara. E sim, eles fabricam até ao XL dependendo da peça :)

MJ disse...

Eu sempre achei que um número L assim como um 38 ou um 40 não tinha medidas atrozes, e como tal deviam ser feitos em maior quantidade, porque, vamos ser sinceras, são provavelmente os numeros que a sociedade mais usa!

Miss Murder disse...

Raquel: Até pode haver em outras peças de roupa, nesta e em muitas outras, não há maior.

AlexandraPaixão disse...

eu sei bem, ao que te referes. Eu sou considerada gorda também.

Odalisca disse...

Eu tnh notado bastante é nas calças... variam bastante de loja p loja e mesmo na propria loja, p.ex levei 3 calças tam 36 para experimentar na springfield e só uma me serviu... e ag afinal alargou e ficou m larga -.- tem sido um inferno comprar calçar... pk se 38 tao me apertadas... dsd qd eu visto um 40 ou 42, saio de la a pensar em dietas -.-

Ana Rita disse...

Olha dou-te outro grande exemplo. Comprei umas calças 40 na mango, e são mais pequenas que um 36 da pull and bear.

Por isso digo-te mesmo, eu não acredito em tamanhos, é tudo ridículo sim!

Clementine disse...

Ás vezes penso para quem fazem eles a roupa, não deve ser para mulheres reais...xD *

greeneyesgirl disse...

Eu visto o 36 da Stradivarius e o 40 da Pull & Bear. Na Bershka não entro porque acho que não caibo na roupa deles, aquilo parece feito para paus de virar tripas. Basicamente só compro roupa em 2 ou 3 lojas, nas que não me fazem sentir obesa... E é quando tenho paciência para ir às compras, coisa que não acontece frequentemente...

м disse...

e depois ainda se queixam que haja cada vez mais miúdas com problemas como anorexia e bulimia. quando se vai a uma loja e nos fazem sentir mal por usar um M, que é o tamanho de uma pessoa dita "normal". Enfim.

S* disse...

E logo tu que estás tão jeitosa. :) Esses número enervam-me, destroem auto-estimas.

Anónimo disse...

Como te entendo. A Zara parece que deixou de fabricar muitas peças acima do M. Mesmo roupa sem ser cai-cai e que podia ficar bem em gente mais gordinha, como eu. Esquecem-se que nem todas neste país tem o corpinho de sardinha que tanto gostam de se orgulhar. Eu que tenho genes alemães vejo-me bastante frustrada para encontrar o que seja, até quando ainda era mais magra era sempre um martírio. E não só, muitas vezes esquecem-se que aumentando o tamanho no tronco também tem que o aumentar nas mangas e, geralmente, no peito. Enfim... genius...

Ainda há dias experimentei 2 XLs na Stradivarius que serviam à minha irmã que é S (e por vezes XS)... Isso já passa o exagero...

Sandra disse...

Eu sou uma pessoa bastante magra e acho os padroes da Zara ridiculos. Eu normalmente visto um S ou SX e uma camisola na Zara tamanho S não me servia. Tenho 45Kg, ou seja, bastante fininha e nao imagino a quem podem servir cartas peças..

Sara disse...

Consideram-me e considero-me uma pessoa magra.
Em calças de lojas "normais" visto o 32. Na Pull já cheguei a ter de experimentar o 38, por isso realmente não sei para quem é que eles fabricam os 32.
Por outro lado, também na pull tenho andado a reparar que as camisolas/tops/t-shirts são enooormes.

Em Espanha, há uns anos, proibiram as lojas de adulto de vender abaixo do 34...talvez seja por isso que estão a diminuir cada vez mais os tamanhos.

btw, fica-te bem =)

Jo disse...

Nunca tinha reparado nisso!

Anónimo disse...

Eu diria que isso é um bocado mentira. Tenho reparado até que os numeros mais baixos estão cada vez maiores e que é muito mais fácil se encontrar tamanhos de M para cima do que os mais pequenos, mesmo nessas lojas que menciona. Mas deve ser por viver no norte :p

Unknown disse...

Os padrões da nossa sociedade estão praticamente definidos pelo número que está marcado na tua roupa!

*Mary disse...

para teres noção de como é tão lindo, eu estou proxima de um texugo gordo, que veste L em todas as lojas, e quando as vezes nao ha o XL nao posso comprar. Na semana passada comprei um vestido S na Mango. E fica-me larguito. Happy Me, vou andar com a etiqueta de fora =P

Ana disse...

Comigo acontece o contrário. Eu visto S e XS e cada vez mais a roupa me parece maior, fica-me tudo largo! E não, não estou mais magra do que o costume, mas já não encontro roupa justa com tanta facilidade, principalmente roupa de verão. Já para não falar que, em muitos modelos, já nem o XS fazem.

Angie disse...

Olá, achei teu post muito interessante (aliás acho o mesmo sobre muitos outros que fazes), sobretudo porque sou gorda, mas vaidosa. Para o caso não interessa mas devido a problemas de tiroide não consigo emagrecer. Tenho imensa dificuldade em comprar roupa pois é tudo feito a pensar em magras. Raramente consigo uma blusa que me aperte o peito etc etc etc. E além de caras não gosto das roupas tipo Elena Miró, nem de lojas do género. Acho que realmente é altura para as pessoas começarem a comentar este genero de coisas e podem ser que com muito esforço se consiga mudar alno, não é?
Obg.

Anónimo disse...

Weird! ninguém comentar as tuas formas...ou talvez foram censurados :D! Não tenho opinião sobre a blusa mas as calças ficam-te bem. Realçam umas belas ancas!

Faça de conta que estou em cima de um andaime :P

Sexinho disse...

Está tudo doido!
Eu que visto 36 (57kg) e sou bem alta fico doida às vezes com os tamanhos; como se eu fosse gordalhufa!

Pat disse...

O maior awkward moment de sempre das minhas idas às compras foi eu só caber num 40 de calças na Pull&Bear. E eu sou bastante magra e pequena, tipo carapau de corrida

Maria disse...

Oh filhas, que drama! Olha que porra, e quem veste mais que o 40? Sim, eu visto mais que o 40 e não tenho vergonha de o dizer. Este país, que é dos países com mais obesos da Europa, continua retrogadozinho no que toca a ter roupas de tamanhos grandes - existem pessoas grandes, e pasmem-se!, existem pessoas grandes que também gostam de se vestir bem e que não andam aí todas stressadas com dietas e em caber em M's. As lojas só têm é que fazer roupas para todos os tamanhos, por mais uma vez, pasmem-se!, pessoas de todos os tamanhos vestem-se e precisam de roupa - eu sei que é difícil acreditar. É que é chato ter que depender de lojas como a C&A para encontrar alguma roupita maiorzinha que os ditos M's e L's, e valha-nos santa ingrácia, a C&A tem mais roupa feia de fugir por metro quadrado que o armário das Ronaldas. Vá, estou a exagerar um bocadinho, ás vezes lá se encontram umas coisas giras.

Mas oh meninas, é começarem a fazer reclamações nas lojas, toca a mexer! Por exemplo, sei que na Suécia a H&M tem uma parte na loja só para números maiores (chama-se BIB - Big Is Beautiful) - coisa que ainda não vi por cá (corrijam-me se estiver errada).

Já agora, para a Anónima que disse "Mas deve ser por viver no norte", fez rir. Muito. O Norte realmente é muito diferente, não haja dúvida. Anyway..

Miss Murder, you look very pretty indeed :)

Maria disse...

Oh filhas, que drama! Olha que porra, e quem veste mais que o 40? Sim, eu visto mais que o 40 e não tenho vergonha de o dizer. Este país, que é dos países com mais obesos da Europa, continua retrogadozinho no que toca a ter roupas de tamanhos grandes - existem pessoas grandes, e pasmem-se!, existem pessoas grandes que também gostam de se vestir bem e que não andam aí todas stressadas com dietas e em caber em M's. As lojas só têm é que fazer roupas para todos os tamanhos, por mais uma vez, pasmem-se!, pessoas de todos os tamanhos vestem-se e precisam de roupa - eu sei que é difícil acreditar. É que é chato ter que depender de lojas como a C&A para encontrar alguma roupita maiorzinha que os ditos M's e L's, e valha-nos santa ingrácia, a C&A tem mais roupa feia de fugir por metro quadrado que o armário das Ronaldas. Vá, estou a exagerar um bocadinho, ás vezes lá se encontram umas coisas giras.

Mas oh meninas, é começarem a fazer reclamações nas lojas, toca a mexer! Por exemplo, sei que na Suécia a H&M tem uma parte na loja só para números maiores (chama-se BIB - Big Is Beautiful) - coisa que ainda não vi por cá (corrijam-me se estiver errada).

Já agora, para a Anónima que disse "Mas deve ser por viver no norte", fez rir. Muito. O Norte realmente é muito diferente, não haja dúvida. Anyway..

Miss Murder, you look very pretty indeed :)

Anónimo disse...

Para a Maria que pediu que a corrigissem sobre a secção plus size da H&M: sim, esta loja tem essa secção em Portugal, pelo menos em Lisboa tem!

Lily disse...

Nunca tinha reparado nesse pormenor da Zara (e de outras lojas) porque visto sempre só o S/M. É triste ver que há marcas que não respeitam o corpo das mulheres e literalmente as forçam para emagrecer quando se encontram numa excelente forma física.
Não entendo mesmo nada a sociedade. É isso e as modelos terem que ser esqueléticas. Não vejo problema em uma modelo ser uma mulher com curvas. É bonito, é saudável, é atraente, assim como qualquer formato de corpo!
Bom post!

Jared disse...

Quanto mais pequenas forem as peças que eles fabricam:

- Menos tecido gastam
- Mais depressa as peças deixam de nos servir e temos de comprar mais
- Mais dinheiro metemos na industria a comprar cremes e porcarias para emagrecer.

Fuck them all!
;)

http://oblogdospeixes.blogspot.pt/

Sara Alves disse...

Acho que o pior caso é mesmo o da Pull. Eu visto um 36/38 de calças. E resolvi ir à Pull comprar umas. Peguei numas calças brancas tamanho 38... Aquilo era minúsculo!! Mas mesmo pequeno! Peguei num 40, depois num 42 e a mulherzinha da loja vira-se para mim: «Desculpe, mas a menina não veste um 42.»
E eu:«Pois não. Mas o 38 é minúsculo.»
E ela «Vá lá experimentar. Vai ver que elas enganam.»
Lá fui eu com um 38 para o provador. E era obvio que não cabiam. Não passavam do meio da coxa. Tive que levar o 42.
Os padrões da sociedade andam completamente absurdos. Eu não acho nada bonito ver uma rapariga super magras como as modelos. Uma mulher quere-se com curvas. Agora só osso até faz impressão!

jonatasbermudes disse...

Kkkk. Temos que mudar nosso corpo se quisermos continuar fazendo parte da sociedade.. ¬¬

Anónimo disse...

Bem-vinda ao pesadelo do sexo masculino. Vá, de grande parte, pelo menos.

Comprar roupa na Zara, Pull, H&M e outras lojas da "moda" consegue ser um verdadeiro pesadelo para alguém que é um pouco mais alto e um pouco mais pesado que a maioria dos homens. Sobretudo calças. Eu olho para aqueles tamanhos e pergunto-me como é que um homem consegue vestir aquilo... só se for um esqueleto andante!

Anónimo disse...

Muito catita a nossa ruiva favorita.

Luis

Anónimo disse...

Olá,

bem posso dizer que à muito tempo não consigo comprar roupa nessas ditas lojas.
Tal como a Maria visto roupa acima do 40 e já cheguei aos 50 mas baixei. Sinceramente acho uma estupidez não ter roupa decente para comprar.
Poucas são as lojas como o C&A que têm tamanhos grandes, algumas peças engraçadas, mas diga-se de passagem: Desde quando é que deixei de ser gente, para não poder comprar roupa bonita?

@Maria tal como na Suécia, na Suiça a H&M também tem BB, mas cá tem Portugal existe alguns lojas que têm essa pequena secção: no MarShopping (Norte) e no LeiriaShopping (Leiria) sei que tem. Conheço poucas mais.

No entanto, apercebi-me que apesar de ter roupa de tamanho grandes, tão grande que às vezes são grandes demais para mim. Não percebo quem é que escolhe padrões com flores ou riscas ou bolinhas para pessoas gordas.

Ou seja, realmente encontro roupa para comprar. Mas porque que a roupa nos faz parecer um saco de batatas?

Enfim...

-.-

Oh, You Pretty Things disse...

O que tu dizes é verdade já me deparei inúmeras vezes com o mesmo problema, no entanto trata-se de um top peplum e tudo o que é peplum só fica bem em gente magra (e sem anca, ou muito pouca) por isso até percebo que o tamanho máximo aí seja o M...

Anónimo disse...

Visto o 40/L em quase todas as lojas... não me considero gorda, tirando a barriguinha, porque não tenho as coxas gordas e os ossos da minha clavícula são salientes. no entanto é rara a vez em que trago um M para casa, é quase sempre o L. Já vesti o mesmo nr de calças e as minhas coxas eram mt mais fortes. E vestia o M para cima. Se calhar a gordura distribui-se de forma diferente à medida que envelhecemos mas com quase 31 anos meço 1.66 o meu peso oscila entre 64/65 e não me considero gorda, apenas larga.