segunda-feira, outubro 24

Filmes favoritos de A a Z #3

Letra C de:

Clockwork Orange (Stanley Kubrick, 1971)




O filme relata a história de Alex DeLarge, um jovem com cerca de 18 anos, e dos seus companheiros (os Droogs). Estes tinham como principal passatempo nocturno espancar, violar, assassinar quem basicamente aparecesse à frente, não é bem quem aparecesse à frente porque eles utilizavam uma manobra manhosa para entrar dentro das casas das pessoas, mas vocês compreendem a ideia. Sendo o líder da quadrilha, o Alex tratava os outros membros do grupo com um certo desdém e desprezo. 
Até que um dia, após uma noite fatídica, a policia é chamada ao local do crime e os Droogs "tramam" o Alex  de modo a que este seja preso. 
Tendo como conhecimento que ele era extremamente violento, o governo coloca-o num tratamento inovador, que tinha como objectivo eliminar de raiz os comportamentos agressivos no individuo, mas que funcionava como uma lavagem cerebral que anulava o livre arbítrio do paciente (?). 
O programa tem um sucesso tremendo e quando ele é libertado e vem para as ruas novamente, é um homem diferente. O problema é que quando chega a casa, os pais já o substituíram e ele sofre uma total segregação por parte de todos, deste modo vê-se forçado a morar na rua e a sofrer agora com a violência que anteriormente costumava praticar, ironicamente assim como as pessoas que ele anteriormente prejudicou, vê-se incapaz de conseguir retaliar.  

O que eu gosto mesmo neste filme é o facto de ele nos levar a desafiar as nossas crenças do que é certo ou errado, principalmente porque há partes em que sentimos honestamente, pena do Alex apesar de termos noção dos crimes horrendos que ele cometeu.  

10 comentários:

S* disse...

Hummmm... filme mesmo curioso. Quando comecei a ler, pensei que fosse de terror... mas parece-me uma história interessante. Vou sacar. :)

Mad Hattress disse...

Que engraçado, acabo de publicar sobre filmes e reparo que tu também.
Nunca vi este mas vou acrescentar à minha lista. =)

r u t h disse...

Parece uma história bem interessante.

Amora disse...

Honestamente, embora não tenha concordado com o "tratamento" aplicado, também nunca senti pena dele

$hort disse...

Ainda não vi este! É um clássico e tenho que o agendar para um dia destes mas, uma aluna de sociologia tem de ter mais a dizer sobre este filme!

:)

s disse...

Interessante... Um filme a ver.

Miss Murder disse...

Short: Se ainda não viste o filme, o que te leva a crer que eu tenha mais a dizer sobre ele?
E eu já avisei que não tenho qualquer talento para resenhas cinematográficas.

Anónimo disse...

lê o livro, é muito bom.

morta de sono disse...

Não consegui sentir pena dele. Cada vez que ele se cruzava com alguma daquelas personagens a quem ele anteriormente tinha feito mal, achava que era bem feita. Ainda para mais por ter saido da prisão, daquela maneira tão parva -.- (o que raio haviam eles de inventar!). mas adorei o filme, mesmo assim!

Raquel Felino disse...

Best movie ever. Ok not the best... Mas um dos meus Kubricks favoritos. Pronto: o favorito.