quinta-feira, janeiro 10

Eu gostava.

Gostava de me realizar com uma mala Chanel, com umas calças da nova tendência burgundy. Gostava de ser tontinha, falar pelo nariz e dizer que preciso de mais tempo para mim, que bem mereço. Cagar para o mundo porque o que interessa mesmo é o meu umbigo. Gostava de passar indiferente ao que se passa, gostava de não ver a desgraça, gostava de não saber que a realidade de muitos, não é igual à minha, gostava de não ter nada na cabeça, ai isso gostava. Gostava de falar da minha viagem a Paris paga por não sei quem. E gostava de dizer que o meu objectivo de vida todos os anos é fazer uma viagem de sonho. Gostava. Gostava de que me passassem ao lado histórias como a do homem que ontem vi na reportagem da Sic, que perdeu emprego, por conseguinte a casa e agora morava na rua com o cão, à mercê de caridade alheia… alguém que um dia teve tudo.
Gostava de olhar as ruas de Lisboa e ver as montras e não os pedintes. Gostava.
Gostava de ignorar que há crianças a passar fome todos os dias, gostava de fechar os olhos a isso, e ficar feliz ao comprar mais uns sapatos. Gostava de olhar o futuro e que os meus desejos para 2013 fossem uma mala Chanel, que afinal vai com tudo e nunca saí de moda. Gostava.

30 comentários:

Anónimo disse...

és melhor que eles todos. parabéns.

Miss Murder disse...

Anónimo: ???? Eu não sou melhor do que ninguém, sou muito pior até do que eles todos juntos na certa.
Mas se me convidassem para falar numa campanha dos meus desejos para 2013, eu recusaria obviamente, mas na eventualidade de aceitar, não consigo sequer conceber a ideia de me sair algo tão vazio como saiu àquela gente.

Isso não faz de mim melhor pessoa, faz de mim uma pessoa mais triste. Porque este texto não é irónico, eu gostava de facto de ignorar que a há gente a passar mal para sonhar com uma mala chanel.

J.B. disse...

Também eu. Gostava mesmo. A minha consciência/educação/forma de estar não me permite. Acredito que até podia ser mais feliz.

ernesto disse...

Também gostava. Deve ser agradável ignorar a verdade.

Aflito disse...

O anti-fútil também vende! :|

Kinhas disse...

és das poucas pessoas que disse a verdade, sem desculpar cabeças ocas, do tipo "ai não era bem aquilo que ela queria dizer!"

S. disse...

Eu gostava que todos nós tivessemos dinheiro para comprar uma *carteira* Chanel. Era sinal que tínhamos dinheiro para comida, casa, despesas de saúde, etc., e ainda para luxos.

Pessoalmente, preferiria uma *carteira* Mulberry, mas isso sou eu que sou bimba.

$hort disse...

So... you don't wont the baby seal no more?

Carolina Louback disse...

Uma realidade dura e bem real que retrataste. Um texto bem escrito e profundo.
O sentimento é este mesmo, tristeza.

Unknown disse...

Eu também gostava no Porto, olhar para as pessoas na rua e não ver nenhuma a estender o braço a pedir dinheiro. Também gostava de conduzir e não olhar para as beiras das estradas, com gatos/cães atropelados. Gostava de passar por um caixote do lixo e não ver ninguém a esvaziar as sacas com cães ao lado também a tirar o seu pedaço de "pão". Gostava também. Tal como tu, gostava que a minha preocupação era pensar qual a minha viagem de sonho e não como o preço das coisas estão a aumentar. Gostava. Gostava de um dia chegar a faculdade com um sorriso na boca em vez de coração partido e estomago colado por ver pessoas a dormir no chão.

Gostava de pensar que 2013 será melhor.

POC disse...

Em grande, como sempre. Parabéns.

S* disse...

Eu só gostava de manter o emprego. O resto vem por acréscimo.

CurlyGirl disse...

Eu não gostava. E tu também não. Porque tenho a certeza que, se somos como somos, é porque gostamos de ser assim.

madalena disse...

Em cheio, poça.

Joanissima disse...

Não gostavas nada.

NiSousa ☮ disse...

Eu também gostava de conseguir fazer tudo aquilo que mencionaste, mas ao contrário da "queriduxa" que quer a mala Chanel-vai-com-tudo e nada tem naquela cabeçorra, parece que eu e tu (e mais uma boa quantidade de pessoas) tem a noção de que a vida não é um mar de rosas nem o Paraíso da Disney world. Coitada da Pépa, não por não ter a mala Chanel, mas sim por não ter nada na cabeça e falar à fanhosa

Anónimo disse...

ah e tal eu sou tao profunda e nao gasto dinheiro em futilidades... telemóvel android e a falar de comprar um novo, melhor. faculdade paga pelos papás. dinheiro para o q bem quer. enfim...

Vita C disse...

Raramente comento. Mas hoje subscrevo inteiramente.
Sem nada a acrescentar...

Miúda disse...

Eu gostava de arranjar emprego e já era feliz!

Gala Potente disse...

Brilhante resposta. Parabéns.

Anónimo disse...

Clichés, a esta hora?

Stressed little mom disse...

Adorei! Parabéns! Tivessem todos um décimo dessa mentalidade e viveríamos num mundo melhor.

м disse...

Eu também gostava, mas Deus abençoou-me com um cérebro e costumo fazer uso dele.

Anónimo disse...

Há tantas coisas gratuítas que nos fazem felizes ... mas também não é nenhum crime querer uma mala chanel!!!

Anónimo disse...

Ela (e outras pessoas) não soube distinguir desejo de sonho.É por isso que depois é tudo mal interpretado.

Só Maria disse...

Eu gostar, gostava que não houvesse essas coisas para ver. Mas o facto de isso existir, não me impede de sonhar com uma viagem em grande.

Unknown disse...

Gostei de conhecer este blog repleto de alguns pensamentos que também partilho. Estou agora a seguir.

Beijinho*

Anónimo disse...

Pois eu também gostava de ter uma mala Chanel (aliás, como a maioria das "moralistas"). Não tenho porque não posso! Qual é o mal? Já é proibido sonhar, só porque há gente a passar mal? (infelizmente e não por culpa minha. Sabe-se muito bem por culpa de quem.) Falsos moralismos, não! Até porque não convencem ninguém!Não há mais do que falar? Ou por que se insurgirem? Se a mocinha não sonhasse ter uma mala chanel (ou melhor não tivesse expressado esse desejo, a crise acabava? Sim, porque se não o tivesse dito, embora continuasse a desejá-la estaria tudo bem!Pelo amor da santa! Tenham juizinho!E arranjem coisas mais importantes do que falar. Ele há tantas! E sobre o momento difícil que atravessamos.

Alexandra disse...

obrigADA por este teu post,nao te conheço mas sinto a minha fé nas pessoas recuperada quando percebo que existem pessoas que se escandalizam com tempos te antena tao vazios como o da pepa

Anónimo disse...

O melhor comentário que li à celeuma "Pepa e a sua Chanel". Simples, mas spot on.